DIA MUNICIPAL DO KARATÊ
No ano passado, sete caratecas, entre atletas e dirigentes foram homenageados na Câmara Municipal de Piracicaba, por meio do vereador Pedro Kawai.
O evento aconteceu no Ginásio Multidisciplinar para lutas e artes marciais de Piracicaba, localizado no bairro Jaraguá. Entre os caratecas homenageados estava Sérgio Augusto Paes da Silva, aluno mais antigo do professor Antonio Mantelatto.
Segundo Kawai a modalidade é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. “Ela forma cidadãos. Aqueles que aprendem a filosofia do karatê se tornam pessoas melhores”, ressaltou.
Para a solenidade, o vereador explicou que foram escolhidos representantes dos cinco pilares do Karatê existentes em Piracicaba. “Escolhemos os que se destacaram e também dirigentes. É motivo de muito orgulho para mim homenageá-los”, disse.
Nelson Aparecido Giusti será homenageado em 2016
Este ano, o professor Antônio Mantelatto escolheu Nelson Aparecido Giusti para receber a homenagem. Nascido em Piracicaba, em dezembro de 1951, casado e pai de dois filhos, Giusti iniciou seus treinamentos em 1983, na Sociedade Esportiva Palmeiras. Lá treinou até o 2º Kyu com o professor Octávio Spigolon, período em que precisou interromper as aulas por motivos profissionais.
Quando se aposentou retomou seus treinamentos com o professor Antonio Mantelatto, no Clube Cristovão Colombo, permanecendo em atividade até os dias de hoje.
Durante esse período conquistou vários campeonatos regionais, com destaque para os promovidos pela Associação Cooperativa dos Amigos do Karatê (Acak), sendo eleito como o Melhore do Ano em 2011, 2012 e 2013. Giusti também é árbitro credenciado pela Acak desde 2008.
Atualmente é 4º Dan na Escola Shinshukan, onde também compete nos circuitos, principalmente São Paulo e Baixada Santista, ficando entre os melhores do ano na sua categoria em 2014 e 2015.
Outras informações sobre o Karatê do Cristóvão Colombo acesse o site da Academia.