A funcionalidade das redes sociais, jornalismo como prestação de serviço e até mesmo a pulverização da informação. Esses foram apenas alguns dos itens abordados pela Teresa Garcia, editora-chefe do Jornal Hoje, durante a palestra realizada na noite de ontem (4) pelo Cristóvão Colombo.
Associados, empresários, estudantes e profissionais da comunicação estiveram presentes no encontro, que foi marcado pelo bate-papo entre plateia e palestrante. Na oportunidade também estiveram presentes Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba, Selma Ferrato, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, além dos secretários Sérgio Fortuoso e Rosângela Camolese.
O ingresso para ouvir a jornalista Teresa Garcia era um litro de leite ou de óleo de cozinha. A arrecadação, que totalizou 24 óleos e 57 caixas de leite, foi destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.
Teresa falou durante duas horas sobre as necessidades do jornalismo moderno. “O desafio é ter um olhar diferente sobre tudo o que acontece. O jornalismo é feito de histórias e saber contá-las como forma de entretenimento e informação é uma arte”, comentou.
Ela ainda explicou a dinâmica do Jornal Hoje, mostrou algumas reportagens vencedoras de prêmios, outras curiosas e quadros que são constantemente gravados pelo telejornal. “O grande valor do mercado está nas ideias. A informação é pulverizada. Nós do Jornal Hoje tentamos passa-las de uma forma agradável, mas sempre se esquecer também da busca de uma pauta diferenciada”.